Blogue ATS – balanço dos primeiros seis meses de um blogue académico

Autores: Jussara Rowland, Ana Delicado, João Ferrão e Simone Tulumello

No final de 2015, o grupo de investigação Ambiente Território e Sociedade decidiu criar um blogue para contribuir para uma maior divulgação do grupo fora do ICS-ULisboa e ser utilizado como instrumento de diálogo ciência-sociedade e teste de ideias inovadoras.

A sua finalidade não é reproduzir informação sobre a investigação dos membros do grupo, que pode ser acedida noutras plataformas, mas funcionar como um blogue “quase-académico”, um espaço para discutir questões na fronteira entre o mundo académico e a sociedade e debater novas ideias em termos amplos.

Todos os membros do grupo integraram o projeto, incluindo os doutorandos, sendo que um dos principais objetivos da iniciativa é refletir a pluralidade de perspetivas do grupo, em termos quer de temáticas de estudo quer de percursos de investigação, de forma a incentivar uma maior experiência de todos os envolvidos na redação de textos para o público em geral.

Os posts, relativamente curtos, escritos em português e/ou inglês, devem ser apelativos, integrar preferencialmente imagens e ser redigidos numa linguagem acessível a um público generalista. Entre os temas inicialmente identificados para publicação contam-se: posts de disseminação sintética de resultados de investigação; repositórios de ideias (reflexões sobre temas inovadores que precisam de aprofundamento); temas provocatórios que podem não ter lugar na escrita académica tradicional; reflexões metodológicas e éticas; ligações entre a academia e a sociedade; difusão do conhecimento (acesso aberto e open source; sistemas de avaliação e de impacto) e recensões de livros e eventos. Apesar destas indicações iniciais, o blogue optou por não ter uma linha editorial demasiado rígida, estando aberta a contribuições com diferentes enfoques, estilos e perspetivas.

A receção dos textos, revisão, carregamento on-line e divulgação ficaram a cargo de uma equipa de editores composta por 4 membros do grupo.

Ao fim de seis meses de publicação, considerámos que estava na altura de fazer um balanço. Assim:

Posts

  • O Blogue Ambiente Território de Sociedade foi lançado a 5 de Janeiro de 2016 com um post do coordenador do grupo. Até hoje, e incluindo este texto, foram publicados 37 textos de membros do grupo de investigação.
  • Trata-se de um conjunto de posts muito variado, com temáticas, enfoques, estilos e públicos-alvo diversificados.
  • As categorias utilizadas pelos autores para classificar os seus textos durante este período foram: “academia e sociedade” (10 posts); “resultados de investigação” (7 posts), “novas ideias” (5 posts), “recomendações políticas” e “eventos” (3 posts), “acesso aberto” e “avaliação e impacto” (2 posts) e “metodologias”, “recensões de livros” e “autor convidado” (1 post).
  • As temáticas (tags), mais abordadas até ao momento são: “ambiente” (11), território (8), “alterações climáticas” (6), “desenvolvimento sustentável” (6), “consumo” (6), “risco” (4) e “cidades” (4).
  • Em junho de 2016 publicámos o primeiro post de um autor convidado, da autoria de Duarte Belo.

Divulgação

  • A divulgação inicial do blogue foi feita através das mailing lists do grupo e do ICS-Ulisboa, no site do ICS-ULisboa e do OBSERVA – Observatório de Ambiente, Território e Sociedade, e ainda em algumas redes sociais e fóruns relacionados com temáticas territoriais e ambientais.
  • Os posts individuais foram partilhados regularmente na página do Facebook do OBSERVA.
  • Em maio, verificámos que o nome original do blogue era demasiado extenso e para facilitar a comunicação optámos por adotar uma versão abreviada: Blogue ATS.

Fontes de encaminhamento e visualizações

  • Confirmou-se que, tendo em conta a pluralidade de temáticas, perspetivas, estilos e públicos-alvo, a divulgação dos posts tinha que ser feita numa base muito individualizada, através de canais que permitam que os textos sejam acedidos por quem tem interesse num determinado assunto ou perspetiva.
  • Essa estratégia refletiu-se também nas estatísticas sobre as principais fontes de tráfico para o blogue, nas quais as redes sociais assumiram um papel essencial. De facto:
    • 74% das fontes de encaminhamento externo do blogue são redes sociais, sendo que o Facebook assegura a quase totalidade deste valor;
    • 20% das fontes de tráfico são orgânicas, ou seja, correspondem a visitantes que descobriram o blogue a partir de pesquisas em motores de busca;
    • 5% dos visitantes são provenientes de sites de referenciamento, ou seja, websites que fazem ligação direta ao blogue;
    • 1% do tráfico é garantido por e-mail, o que inclui, também, seguidores do blogue que recebem emails automáticos em cada publicação.

reencaminhamento II.png

  • Tratando-se de um blogue muito recente, o número de visualizações de cada post é muito variável. Ainda assim é possível identificar alguns dos fatores que incentivam um maior número de visualizações, nomeadamente a altura em que este foi publicado (os posts iniciais ou posts publicados quando foi feita maior divulgação do blogue têm números mais elevados), a temática abordada (posts com temas mais atuais ou polémicos) ou a divulgação feita por pares no Facebook (posts com mais partilhas no Facebook tendem a ter mais leitores).
  • No que se refere aos países de origem das visualizações, Portugal aparece destacado em primeiro lugar (5626), seguido do Brasil (840), Estados Unidos (168) e Moçambique (111). O facto de se tratar de um blogue escrito maioritariamente em português explica uma maior concentração de visualizações em países de expressão de língua portuguesa.

mundo.png

  • Ao todo, entre 5 janeiro e 15 de julho de 2016 o blogue teve, no seu total, 3081 visitantes e 7256 visualizações.

 

Reflexões finais:

O blogue irá entrar em julho numa pausa de verão, durante a qual não serão publicados posts originais. Reiniciará atividade no início de setembro com o novo post do coordenador do grupo, João Ferrão.

Em termos de planos para o próximo semestre, no que se refere à disseminação o grupo irá apostar no aumento do número de leitores, não só através da divulgação direta do blogue (websites, fóruns, mailing-lists), mas também de uma maior articulação com o site do OBSERVA.

No que respeita aos conteúdos, para além do post semanal da autoria de um dos membros do grupo, temos também agendada a publicação de posts de autores convidados, bem como de apresentação de projetos de investigação em curso no grupo.

O objetivo para os próximos meses é solidificar o trabalho feito até ao momento, mantendo a pluralidade de olhares e de perspetivas que têm vindo a constituir o acervo do Blogue ATS e que já fazem parte da sua identidade.


Jussara Rowland, Ana Delicado, João Ferrão e Simone Tulumello são editores do Blogue ATS e investigadores no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa

Anúncios

Comentar / Leave a Reply

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s