Por: Mónica Truninger
O projeto Europeu SharedGreenDeal – Social sciences & Humanities for Achieving a Responsible, Equitable and Desirable GREEN DEAL (Horizon 2020 RIA, financiado com cerca 5 milhões de euros para cinco anos), no qual alguns membros do GI SHIFT – Grupo de Investigação Ambiente, Território e Sociedade do ICS-ULisboa estão envolvidos, iniciou as suas atividades a 1 de Fevereiro de 2022. É coordenado por Chris Foulds e Rosie Robison da Universidade Anglia Ruskin, sediada em Cambridge no Reino Unido. No ICS, o projeto é liderado por Mónica Truninger, constando também da equipa Luísa Schmidt, Ana Delicado, João Mourato e Rosário Oliveira.

O objetivo central do SHARED GREEN DEAL é estimular ações conjuntas entre parceiros académicos e não académicos em torno de iniciativas promotoras do Pacto Ecológico Europeu, em toda a Europa. Para tal serão utilizadas ferramentas das Ciências Sociais e Humanas (SSH) para apoiar a implementação de oito áreas do Pacto Ecológico Europeu, a nível local e regional. Estas áreas são: Energia Limpa, Economia Circular, Renovações Eficazes, Mobilidade Sustentável, Alimentação Sustentável e Preservação da Biodiversidade. O trabalho realizado em cada uma destas frentes temáticas vai também contribuir para dois eixos transversais: a ação climática e as ambições de poluição zero do Pacto Ecológico Europeu.
O Pacto Ecológico e o roteiro para a neutralidade carbónica até 2050 foram lançados pela Comissão Europeia, sob o estatuto legal de ‘comunicação’, a 11 de dezembro de 2019. Apesar de não ter a força de uma diretiva, é um importante passo na definição de uma nova estratégia de crescimento para a EU, a qual visa encaminhar os países europeus num processo de transformação para uma “sociedade justa e próspera, com impacto neutro no clima, dotada de uma economia moderna, eficiente em termos de recursos e competitiva”, lê-se no website. A ambição é reduzir as emissões de gases com efeito estufa na Europa em, pelo menos, 55 % até 2030 (comparando com os níveis de 1990).

Fonte: In Comissão Europeia, Comunicação da Comissão: Pacto Ecológico Europeu, Bruxelas, 11 de dezembro de 2019. Link: https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/HTML/?uri=CELEX:52019DC0640&from=SL
Nos próximos cinco anos as equipas de 22 parceiros que constituem o consórcio vão dedicar-se a explicitar o contributo das Ciências Sociais e Humanas na implementação de uma mudança transformadora, para atingir as metas preconizadas no Pacto Ecológico Europeu. Estas 22 organizações do consórcio incluem oito universidades, três instituições de investigação, oito organizações em rede e três Pequenas e Médias Empresas. Os parceiros cobrem elementos centrais das prioridades transversais do Pacto Ecológico Europeu, tais como a sociedade civil, as questões da democracia, do género, da energia, do ambiente, da economia circular e da inovação. Para além destas, as questões da inclusão e diversidade estão no cerne do projeto de forma a ter em conta as experiências de vida e os problemas dos grupos sociais mais vulneráveis.
No que concerne à aplicação de instrumentos das Ciências Sociais e Humanas é importante frisar que nestas áreas a investigação sobre transições sustentáveis tem-se centrado em mudanças, quer ao nível das experiências individuais (“nível micro”) quer ao nível da organização da sociedade (“nível macro”). Neste projeto privilegiam-se as mudanças de “médio alcance” para fazer a ponte entre o nível micro e macro. Dentro deste nível ‘meso’, o consórcio vai compreender o que realmente funciona e produzir orientações sobre como fazer a mudança transformadora de forma a facilitar a procura de soluções adequadas pelos decisores políticos, ONGs, empresas e grupos de cidadãos. Paralelamente será possível ligar os atores da sociedade civil para a transferência de conhecimentos, e aproveitar a sua experiência colectiva para dar feedback aos decisores políticos sobre o sucesso dos seus planos. Atualmente, não existe nenhum mecanismo comprovado que possa proporcionar estes benefícios à escala da UE.
Assim, as atividades deste projeto compreendem a implementação de uma ampla rede de organizações da sociedade civil baseada na adesão voluntária. A rede SHARED GREEN DEAL reforçará a capacidade e maximizará os impactos, abrindo caminho a mudanças sistêmicas de longo prazo durante a década de 2020 e mais além. Também serão implementadas uma série de “experiências sociais” em 24 locais na Europa alinhadas com as prioridades estratégicas das políticas europeias, nacionais e locais. O conceito de “experiência social” tem um sentido diferente das experiências realizadas através do método experimental em ambientes controlados. Neste projeto a experimentação é um processo de aprendizagem na e pela prática, de modo a partir de inovações de nicho para transições a uma escala mais ampla. Adota-se uma abordagem sociotécnica a esta conceção da experiência, o que significa reconhecer que os sistemas sociais e tecnológicos estão profundamente interligados. Assim, as mudanças comportamentais, sociais e culturais têm de ser entendidas em coevolução com as mudanças tecnológicas, e vice-versa. Estas experiências serão realizadas por equipas transdisciplinares constituídas por académicos, bem como ONGs, empresas e grupos de cidadãos.
A equipa do ICS vai participar nas experiências sociais em torno da temática da alimentação sustentável, bem como liderar o WP 5 dedicado às análises secundárias, integradas e transdisciplinares, das experiências sociais temáticas. Vamos ainda realizar análises transversais sobre os desafios societais pós-COVID-19 (por exemplo, teletrabalho, digitalização, dinâmicas políticas, sociais e económicas mais amplas). Este pacote vai também desenvolver um módulo de formação para profissionais fora da academia, fornecendo instrumentos das Ciências Sociais e Humanas que proporcionam conhecimento transformador útil para atingir os objetivos do Pacto Ecológico Europeu.
Nos próximos anos vamos partilhar os resultados deste projecto. Fique atento/a!

Fonte: https://twitter.com/SharedGreenDeal/status/1489218001039773705

Mónica Truninger, Socióloga e coordenadora do SHIFT: Grupo de Investigação Ambiente, Território e Sociedade do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Coordenadora da equipa do projeto SharedGreenDeal no ICS-ULisboa.
Email: monica.truninger@ics.ulisboa.pt
Webpage: https://www.ics.ulisboa.pt/pessoa/monica-truninger