PhD ShiftHub: Presente e Futuro

Por: PhD SHIFTHub

Balanço dos anos de vida do Hub

Durante a pandemia de COVID-19, alguns estudantes de doutoramento do grupo de investigação Ambiente, Território e Sociedade (GI SHIFT) organizaram reuniões mensais informais que acabariam por resultar na criação do PhDSHIFTHub – um coletivo horizontal de estudantes, baseado na amizade, no respeito mútuo e na empatia. O PhDSHIFTHub começou por ser um espaço auto-organizado de entreajuda e partilha de ideias e experiências (pessoais e de investigação) entre doutorandos/as, com o intuito de quebrar o isolamento, rejeitar a competitividade entre pares e fortalecer os laços de solidariedade.

Partindo dos generosos testemunhos de colegas do ICS, o primeiro post do PhDSHIFTHub no Blogue SHIFT, publicado em junho de 2021, procurou precisamente alertar para a fragilidade da saúde mental dos/as doutorandos/as, situação severamente agravada durante a pandemia. Para além das reuniões regulares, que se transformaram em momentos de reflexão conjunta e esclarecimento de dúvidas, mas também de convívio e confraternização, a partir do início do ano letivo 2021/2022 o PhDSHIFTHub começou a participar assiduamente nas atividades do GI SHIFT.

A parceria entre a coordenação do grupo de investigação e o PhDSHIFTHub viria a materializar-se na co-organização do Ciclo de Seminários SHIFT. No ano letivo 2021/2022, coube ao PhDSHIFTHub a organização, divulgação e moderação de três seminários online com convidados internacionais – Climate Change in Court: Making neighbourly relations (Noah Walker-Crawford), Perspectives on Degrowth Research (Iana Nesterova e Maria Hadjimichael)e Greening and residential real estate development: Green Development for all? (Melissa García Lamarca).

Já no ano letivo transato, a participação do PhDSHIFTHub na organização do Ciclo de Seminários Internacionais SHIFT reforçou-se: um dos seus membros colaborou em permanência na organização e divulgação de todos os seminários, e foi da responsabilidade única do Hub a organização, divulgação e moderação de dois seminários. Tendo o número de seminários sido reduzido de um ciclo para o outro (de 3 para 2), a escolha de temas tornou-se ainda mais desafiante. O Hub sempre se esforçou por trazer convidados e temas importantes para discussão, não apenas no âmbito do SHIFT, mas também transversalmente para o ICS. Tendo em conta a importância dos oceanos e o facto de ser um tema ainda pouco explorado no contexto das ciências sociais, promoveu-se uma sessão dedicada a este: em primeiro lugar, uma reflexão relativa à literacia sobre o mar e a sua promoção no contexto da década dos oceanos pela ONU (Emma McKinley); em segundo, focando a sustentabilidade da pesca de pequena escala em ecossistemas em grande mudança (Joonas Plaan). A segunda sessão foi dedicada à inovação na participação cívica, com o contributo de Manuel Arriaga relativamente à sua experiência em assembleias de cidadãos e outras possíveis alternativas de envolvimento político, e uma viagem de Paolo Cardullo pela forma como projetos de base mais tecnológica, sob a bandeira das smart cities, se têm traduzido em iniciativas cidadãs, com graus de sucesso variáveis.

Apresentamos aqui novamente um agradecimento a todos os que aceitaram discutir a sua investigação connosco.

Figura 1. Cartazes dos Seminários do PhD SHIFTHub 2022/2023. Fonte: autores.

Eleição dos membros do Hub para o Conselho Pedagógico e Conselho de Escola do ICS-ULisboa

Um dos objetivos do Hub é criar no ICS um ambiente de inclusão de todos e todas os/as estudantes, tentando criar um espaço seguro para discussão, partilha de informação e luta conjunta na valorização do papel dos/as estudantes de doutoramento. Sendo assim, sempre foi uma grande preocupação que os lugares de representação dos estudantes nos órgãos de governo do ICS se mantivessem preenchidos e que existisse um interesse e participação efetiva dos estudantes no seu quotidiano. Neste sentido, foram eleitos e tomaram posse em 2023 dois elementos do Hub no Conselho Pedagógico (CP) e no Conselho de Escola (CE).

Esforço na mobilização dos estudantes

Devido ao seu papel no CP e no CE, os/as representantes dos/as estudantes nestes órgãos presidiram a uma reunião geral dos estudantes do ICS, no dia 1 de junho, no âmbito do programa “Open Day”, organizado pelo CP. Desta reunião resultaram novas sinergias, foram levantados problemas e sugestões relativamente ao funcionamento do Instituto que transmitimos aos serviços académicos e procurou-se partilhar o trabalho tanto do CP como do CE. No âmbito deste encontro, foi também importante sensibilizar os estudantes para a recém criada Provedoria do ICS, cuja apresentação decorreu no mesmo dia.


Figura 2. Divulgação da Reunião Geral de 2023. Fonte: Representantes dos Estudantes no CP.

Caminhos futuros

O PhDShiftHub tem como objetivo continuar a organizar seminários relacionados com questões de investigação transversais ao SHIFT, como o desenvolvimento sustentável, as alterações climáticas, comunidades de subsistência ou a transição energética. Além disso, e sempre com o objectivo de fomentar o espírito de entreajuda, temos em mente organizar um seminário relacionado com as oportunidades e dificuldades encontradas depois do percurso doutoral, destinado a toda a comunidade de estudantes do ICS, independentemente da área de estudo. Este seminário contaria com a presença de alumni que poderiam partilhar a sua experiência e fornecer pistas para uma boa continuação de trabalho científico, ou evidenciar variadas possibilidades para um futuro após o doutoramento.

Com vista a garantir uma continuação das actividades do grupo, o PhDSHIFTHub irá promover mecanismos para garantir a mobilização de novos/as estudantes interessados/as em participar e organizar actividades no seio do ICS-ULisboa. Queremos também mobilizar novos estudantes não apenas para o grupo, mas também para uma possível dinamização da adormecida Associação de Estudantes do ICS. Estejam atentos/as e apareçam!


PhD SHIFTHub é um coletivo “bottom-up” de estudantes do Instituto de Ciências Sociais aberto a todos os estudantes do Instituto e a parcerias com grupos de outros institutos (como o fez com a Associação Zero), de modo a construir um espaço seguro de empatia e apoio a diversos níveis. Para aderir à mailing list, contactem phdshifthub@gmail.com ou a página de Facebook!

Comentar / Leave a Reply