5 anos de blogue ATS: balanço do percurso de um blogue “quase-académico”

Por: Equipa Editorial

O blogue ATS

No final de 2015, o grupo de investigação Ambiente Território e Sociedade decidiu criar um blogue para contribuir para uma maior divulgação das atividades desenvolvidas pelo grupo fora do ICS-ULisboa. A ideia era utilizar o blogue como instrumento de diálogo entre ciência e sociedade, e como teste de ideias inovadoras.

O blogue ATS pretende ser um blog “quase-académico”, um espaço, não para reproduzir informação sobre a atividade do grupo, mas para apresentar breves textos e reflexões dirigidas a um público mais abrangente.

Todos as semanas um dos membros do grupo, incluindo os estudantes de doutoramento e bolseiros, é convidado a contribuir com uma nova publicação.

Os posts, relativamente curtos, são normalmente escritos em português e/ou inglês (podendo ainda ser submetidos em espanhol ou italiano) e devem ser apelativos, integrar imagens e ser redigidos numa linguagem acessível a um público generalista.

Publicações

Ao longo destes cinco anos de existência do blog foram publicados 229 posts, entre os quais encontramos: breves apresentações de resultados ou de projetos de investigação; repositórios de ideias (reflexões sobre temas inovadores que precisam de aprofundamento); temas provocatórios que podem não ter lugar na escrita académica tradicional; reflexões metodológicas e éticas, ou sobre a relação entre a academia e a sociedade; difusão do conhecimento; e recensões de livros e eventos.

O número de posts por ano variou entre os 42 (em 2017) e os 52 (em 2016). A equipa editorial do blogue tem garantido a publicação de pelo menos um post semanal à quarta-feira, com uma breve pausa para férias durante o mês de agosto. As variações anuais decorrem sobretudo de algumas participações adicionais por convite. A equipa de edição tem procurado reforçar estas participações, como forma de trazer uma maior diversidade de perspetivas e temas aos textos do blogue.

Visualizações

Mais importante é tentarmos conhecer a audiência do blogue ATS. Embora estes dados sobre visualizações não nos permitam conhecer a fundo quem são os seus leitores, os dados permitem refletir sobre o caminho que fizemos e o apontar estratégias para continuar a expandir os públicos do blogue.

O blogue ATS teve desde a sua criação 71 064 visualizações (uma média de 1200 por mês ao longo dos 5 anos de existência do blogue) por 37 037 visitantes, que, por regra, interagem pouco com os conteúdos. Os posts receberam poucos comentários (menos de 1 por post), particularmente durante os dois últimos anos, em que o número de comentários desceu em relação a anos anteriores. O dia da semana com mais visualizações é a quarta-feira, em que são publicados os novos posts e em que é maior a atividade de promoção do blogue, e que corresponde a 22% das visualizações.

Interação com os posts do blogue ATS por ano de publicação

O post mais popular da breve história do blogue ATS tem 1652 visualizações. O número de visualizações varia muito e entre os posts mais populares há alguns que já foram publicados há alguns anos. Embora encontremos alguma diversidade temática entre estas publicações, são mais frequentes os temas relacionados com o Ambiente.

Interessante é também olhar para os posts mais populares de 2020. Entre os 10 posts mais populares, 5 são de anos anteriores, incluindo o mais popular, com 611 visualizações. Isto mostra-nos que os posts têm uma vida para além da semana em que são publicados e reforça a importância de manter o sistema de organização por temas e tags que permita aos leitores encontrar textos do seu interesse. Entre estes temas e tags, os mais procurados são: alterações climáticas (185 visualizações), academia e sociedade (131), ciência (112), autor convidado (105), sociologia (100) e interdisciplinaridade (99).

O blogue ATS tem mantido uma dinâmica de crescimento que abrandou durante este ano devido à pandemia. O período de confinamento da “1ª fase” da pandemia viu reduzir substancialmente as visualizações do blogue, em particular no mês de março. No entanto, a partir de setembro, o blogue parece ter retomado o ritmo de crescimento e as visualizações durante os meses de setembro, outubro e novembro foram até superiores às do período homólogo de anos anteriores.

Visualizações do blogue ATS, por ano

Para alcançar um público alargado, o blogue sempre procurou uma diversidade de meios de divulgação. Além de ser apresentado nos sites institucionais do ICS e do Observa, o blogue permite também o acompanhamento das novas publicações através de assinatura no WordPress (104), por email (232) e através do Twitter (1 184 seguidores).

No entanto, os motores de busca mantêm-se a principal fonte de encaminhamento, seguidos do Facebook, onde os novos posts são anunciados através da página do Observa. O Twitter, apesar de ter um grande número de seguidores, não encaminha muitos visitantes para o blogue.

Principais fontes de encaminhamento para o blogue ATS

O blogue ATS recebe visualizações um pouco de todo o mundo. Como esperado, Portugal é o país de origem da maior parte dos acessos, mas o blogue tem também uma projeção importante nos países de língua oficial portuguesa, particularmente no Brasil (com um quarto das visualizações de Portugal) mas também em países africanos como Cabo Verde e Moçambique.

Visualizações do blogue ATS por país de origem (primeiros 10)

Notas Finais

Ao longo deste cinco anos de existência, o blogue ATS cresceu e tornou-se parte do fluxo de trabalho e da identidade do GI. Tornou-se um espaço em que os membros do GI, em várias fases das suas carreiras, podem apresentar o seu trabalho de investigação ou breves reflexões sobre a atualidade, não apenas aos restantes membros do grupo, mas sobretudo a um público mais alargado. O alcance no Facebook, através do Observa, e as menções ao blogue ATS em alguns blogues fora da esfera académica são sinais positivos do impacto do blogue fora das paredes do ICS, que a equipa editorial procurará continuar a promover.

A equipa editorial do blogue ATS tem procurado acompanhar a atualidade social e ambiental, a nível global, nacional e local. A gestão dos temas é feita de forma flexível, procurando corresponder às preocupações mais prementes de investigadores e leitores. É disso exemplo o período em que foi declarada a primeira fase do estado de emergência em Portugal (março de 2020), na sequência da pandemia de COVID-19. Não só o blogue continuou a ser publicado sem interrupção, como foi lançada uma convocatória especialmente dedicada aos desafios que esta crise sanitária veio trazer para o trabalho de investigação e para a sociedade como um todo. Ao todo, foram publicados 14 posts sobre as respostas às pandemia e os seus impactos: nos sistemas alimentares, nas alterações climáticas e na investigação em ciências sociais.

O blogue ATS tem vindo também a afirmar-se como um espaço de debate aberto à troca de experiências entre áreas disciplinares e grupos de investigação. São regularmente convidados a participar investigadores de outras instituições para além do ICS-ULisboa, quer em Portugal quer noutros países, uma diversidade que é facilitada pelo facto de se permitir a publicação em vários idiomas. Desta forma promove-se também a projeção internacional do trabalho de investigação que realizamos em Portugal, alimentando-se redes de colaboração além-fronteiras, tão cruciais em períodos desafiantes como aquele que vivemos durante este ano peculiar de 2020.

Equipa Editorial

Comentar / Leave a Reply

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s