Escolas de Verão 2017

icsEncontram-se abertas as inscrições para as Escolas de Verão 2017 do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, este ano distribuídas por duas grandes áreas: Métodos e Técnicas e Temas e Problemas. O Grupo de Investigação em Ambiente, Território e Sociedade promove várias dessas Escolas de Verão.

A primeira é a I Escola de Verão em Sustentabilidade, de 19 a 22 Junho, sob coordenação de Luísa Schmidt e Susana Fonseca, e ainda de Sofia Santos (BCSD). Esta Escola tem o objetivo de promover a temática da sustentabilidade e a sua integração na tomada de decisão no quotidiano; explorar as interligações entre ciência, economia, gestão, política e sociedade e promover contacto entre especialistas de diferentes quadrantes da sociedade; apresentar exemplos concretos de soluções para desafios (nacionais e internacionais) na área da sustentabilidade; e criar condições para redes de contacto com vista a intervenções em prol de uma sociedade sustentável.

Segue-se a Escola de Verão sobre Risco, Justiça e Equidade na Transição para a Sustentabilidade, de 10 a 14 Julho, coordenada por André Silveira, João Guerra e Susana Fonseca. Esta Escola visa explorar alguns instrumentos de reflexão e análise sobre as dimensões da justiça ambiental, do risco e das vulnerabilidades sociais daí decorrentes; capacitar os participantes nas questões do risco, da justiça ambiental e da equidade social no quotidiano e na sua relação com a transição para a sustentabilidade; Refletir sobre casos práticos a nível nacional, através de uma análise de direitos e responsabilidades, consequências e desafios, sem esquecer o envolvimento e a acção de decisores políticos, cidadãos, stakeholders e comunidades envolvidas em geral; e alargar perspectivas e potenciar efeitos multiplicadores junto dos participante.

Ana Delicado e Jussara Rowland coordenam a Escola de Verão sobre Ferramentas Digitais para a Investigação nas Ciências Sociais, de 4 a 8 de Setembro. Organizada em colaboração com o IGOT-Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa, o objetivo desta Escola de Verão é proporcionar aos participantes a oportunidade de entrar em contacto com as funcionalidades de alguns programas especializados para a recolha e análise de dados numa investigação científica, mas também de explorar as potencialidades das ferramentas digitais na organização, estruturação e divulgação de trabalhos de investigação.

De 18 a 21 Setembro, terá lugar a Escola de Verão Territórios Informais: Direitos, Legitimidade e Cidadania. Coordenada por  João Mourato e Roberto Falanga, esta Escola pretende promover a compreensão das estruturas de decisão, dos papéis dos técnicos e decisores perante os desafios da gestão urbanística, contrastando perspectivas e partilhando experiências, bem como reforçar competências de análise crítica, desconstrução de problemáticas complexas e de compreensão dos processos de negociação e decisão no âmbito da gestão urbanística e do planeamento.

Finalmente, Andy Inch, João Mourato e Roberto Falanga coordenam a Escola de Verão Engaged scholarship for urban change: the challenges of working between theory and practice de 15 a 17 Novembro. Esta Escola ambiciona explorar desafios metodológicos da implementação de processos de investigação-acção a três níveis: teorização e conceptualização em contextos de investigação-ação; interação com atores institucionais / decisores políticos; interação com atores das comunidades locais / sociedade civil.

Anúncios

One thought on “Escolas de Verão 2017

Comentar / Leave a Reply

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s